Imagem: Freepik
O presente texto tem como objetivo apresentar de forma resumida algumas
possibilidades para trabalhar com projetos na sala de aula ou em outros
contextos educativos. A abordagem de projetos permite um trabalho
interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Tem como pano de fundo aumentar o
engajamento dos estudantes e desenvolver habilidades do século XXI como
colaboração, pensamento crítico, criatividade e a capacidade de
resolver problemas. Também permite promover a formação integral e a
autonomia dos indivíduos. Os estudantes são provocados a resolverem
problemas reais e contextualizados. Para isso o professor pode
identificar uma situação de investigação que emerge do grupo de
estudantes ou propor outras situações, sempre garantindo a relevância do
tema para os mesmos.Para propor a situação é possível identificar e
contextualizar um problema usando jornais, revistas, internet, etc. ou
ainda criar uma situação fictícia. Sugere-se que ela seja materializada
em um enunciado inteligível que permita ao estudante
identificar/formular o problema com clareza. O próprio fato de
compreender o contexto e o problema a ser resolvido já é uma atividade
muito rica de ensino/aprendizado.
Os conteúdos escolares servem
como a fonte de conhecimento para resolver o problema/situação e não
como o fim do processo educacional. Quanto maior a liberdade e autonomia
do estudante, maiores são as chances de ele se apropriar dos conteúdos e
conhecimentos associados à situação bem como de desenvolver habilidades
e competências.
A avaliação e orientação por parte do
professor precisa se dar ao longo do desenvolvimento do projeto,
buscando auxiliar o estudante no desenvolvimento da solução.
Características como engajamento, colaboração, pesquisa e aprofundamento
em conteúdos (preferencialmente demandados pelo estudante e não pelo
professor), autonomia e criatividade, podem ser associados a habilidades
e competências e transformadas em critérios avaliativos. A apropriação
dos conteúdos curriculares é um item a ser levado em conta, mas não pode
se sobressair frente aos demais. Desenvolver a capacidade de pensamento
e a autonomia tende a ser mais importante do que a apropriação de
conteúdos curriculares, uma vez que essas duas competências são
essenciais para que os estudantes possam construir soluções e tomem boas
decisões para os desafios que encontram em suas vidas.
A
seguir apresentamos alguns exemplos de projetos que podem ser
desenvolvidos com os estudantes e que envolvem diversas áreas do
conhecimento. Para abordá-los, o professor pode reservar parte do tempo
destinado às aulas que já ministra bem como um projeto integrador com
outras disciplinas/professores. Também é interessante que os alunos
possam participar do planejamento do tempo didático para trabalhar no
projeto, e negociem esse tempo com o professor. Reforçamos que as
propostas a seguir são exemplos de projetos que poderiam serem
desenvolvidos na escola. É muito importante estar atento a temas e
questões colocadas pelos estudantes e associados ao contexto de vivência
deles, sob pena de os projetos se mostrarem vazios de significado para
eles.
* Âncora: é a materialização do problema que envolve o projeto em uma frase/parágrafo.
EXEMPLOS DE PROJETOS E POSSIBILIDADES DE OBJETIVOS
Projeto - Guerra Fria e Exploração Espacial
Objetivos
- Identificar características da guerra fria;
- Reconhecer a guerra fria em seu contexto histórico e sua correlação com causas e consequências à configuração política e econômica mundial;
- Apresentar características ideológicas associadas ao conflito;
- Investigar e testar características de veículo espaciais;
- Exercitar a leitura e interpretação textual;
- Estimular a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração.
Imagine que você vive em 1957, no meio de uma guerra tecnológica - conhecida como guerra fria - entre duas grandes potências políticas, econômicas e militares mundiais: União Soviética e Estados Unidos da América. Os Soviéticos recrutaram sua equipe para fazer parte de um projeto
secreto de prototipagem de veículos espaciais. Sua tarefa é elaborar um
protótipo físico e funcional, bem como um relatório indicando quais
características dos veículos espaciais são importantes para que tenham
um bom desempenho. É importante ainda justificar se você é contra ou a
favor do uso de armas de destruição em massa contra os norte-americanos.
Não se esqueça de que você faz parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, você sabe o que isso significa? Tome muito cuidado com o que fala e com quem fala.
Não se esqueça de que você faz parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, você sabe o que isso significa? Tome muito cuidado com o que fala e com quem fala.
Projeto - Que Som é Esse?
Objetivos
- Explorar conceitos associados ao som (som, ruído, barulho, isolamento acústico, propagação e velocidade do som, onda mecânica, intensidade/volume sonoro, decibéis);
- Exercitar a leitura e interpretação textual;
- Estimular a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração.
Âncora:
Tânia e Ricardo estão brincando com balões, cheios de ar, na sala de casa. Eles devem tomar muito cuidado, pois o irmão mais novo, que ainda é um bebê, dorme no quarto ao lado. Se o balão estourar poderá acordar seu irmão.
Em determinado momento Tânia fica entediada com a brincadeira e
decide estourar o balão, mas tentando fazer o mínimo de barulho
possível.
Qual estratégia você proporia para
Tânia estourar o balão mas fazendo o mínimo de barulho possível? Não se
esqueça de construir uma forma de apresentar sua proposta a Tânia e
Ricardo.
Projeto - Mobilidade urbana/rural
Objetivos
- Explorar conceitos e leis científicos (força, massa, peso, ação e reação, design de estruturas, velocidade);
- Exercitar a leitura e interpretação textual;
- Estimular a criatividade, investigação, planejamento, resolução de problemas e a colaboração.
Âncora:
Próximo da casa de Nicélio e Novaes há um pequeno riacho com 3 metros de largura. A escola fica localizada no outro lado do riacho, mas todos os dias eles percorrem 5 km a pé para chegar até a escola. Se pudessem atravessar o riacho perto de sua casa, a distância se resumiria a 0,5 km reduzindo o tempo de sua caminhada.
Nicélio então pensou na possibilidade de construir uma ponte pertinho de sua casa para que, juntamente com Novaes, pudesse chegar mais rápido à escola. De que forma ele poderia fazer uma ponte segura para atravessarem a ponte? Quanto tempo eles poderiam economizar com esta solução? Você acredita que vale a pena construir esta ponte? Por quê? Pense e crie uma forma de apresentar seus conselhos a Nicélio.
Projeto - Plantas, doenças e agrotóxicos
Objetivos
- Reconhecer patologias em plantas;
- Identificar que insetos podem ser portadores de patologias em plantas;
- Verificar o desenvolvimento de patologias em plantas;
- Conhecer, produzir e testar formas de evitar patologias;
- Explorar conceitos químicos como solução, solubilidade, concentração, misturas;
- Exercitar a leitura e interpretação textual;
- Estimular a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração.
Âncora:
Othon resolveu plantar alguns temperos em sua casa. Um dos temperos de
sua horta é o manjericão, excelente ingrediente para produzir pizzas
deliciosas. Entretanto Othon desconfia que seus pés de manjericão estão
com algum tipo de doença, porque aparecem manchas nas folhas como
mostrado na imagem abaixo.
Como você poderia ajudar Othon a resolver o problema de sua plantação, e quem sabe saborear uma de suas deliciosas pizzas?
Se você possui outras sugestões ou experiências descreva-as nos comentários.;)
Referências (para saber mais)
BENDER, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014 .
SCHNEIDER, B.; BUMBACHER, E.; BLIKSTEIN, P. (2015). Discovery versus direct instruction: Learning outcomes of two pedagogical models using tangible interfaces. Proceedings of the Computer Supported Collaborative Learning (CSCL) Conference. 1. 364-371. Disponível em < https://pdfs.semanticscholar.org/4cbf/fc81c09db784ba81a394efc8fe26aa9b3ac7.pdf >. Acesso em 10 de abril de 2018.
FURMAN, M. O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental: Colocando as Pedras Fundacionais do Pensamento Científico. São Paulo: Sangari Brasil, 2009. Disponível em < http://www.famesc.edu.br/biblioteca/biblioteca/ebooks/O%20ensino%20de%20Ci%C3%AAncias%20NO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf >. Acessado em 10 de maio de 2018.
HALVERSON, E. R.; SHERIDAN K. M. The Maker Movement in Education. Harvard Educational Review Vol. 84 No. 4 Winter 2014. Disponível em < http://hepg.org/her-home/issues/harvard-educational-review-volume-84-number-4/herarticle/the-maker-movement-in-education >. Acesso em 10 de maio de 2018.
MANNRICH, J. P. Você ensina ciências por completo ou só pela metade? Baú de Ciências, 2016. Disponível em < http://www.baudeciencias.com.br/blog/artigo/voce-ensina-ciencias-por-completo-ou-pela-metade.html >. Acesso em 10 de maio de 2018.
PIETROCOLA, M. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio – Pesquisa em educação em ciências, v.2, n.1, 2000. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/epec/v2n1/1983-2117-epec-2-01-00088.pdf >. Acesso em 10 de maio de 2018.
SAMAGAIA, R.; DELIZOICOV. D. Educação científica informal no movimento “Maker”. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015. Disponível em < http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0211-1.PDF >. Acesso em 10 de maio de 2018.
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