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Proposta
Prototipar e avaliar a eficiência e eficácia de fornos solares como alternativa sustentável aos fornos convencionais.
Imagem: Forno Solar. Fonte: Wikipedia.org
Objetivos
- Promover o desenvolvimento da criatividade, pesquisa, colaboração e resolução de problemas.
- Desenvolver a atitude científica (observar; descrever; comparar; formular perguntas, hipóteses e previsões; planejar experimentos; analisar resultados; construir modelos explicativos; interpretar e usar informações científicas; argumentar com evidências; produzir textos no contexto das ciências).
- Pesquisar e conhecer diferentes situações socioeconômicas da região em que o estudante vive (escola, bairro, rua, cidade, etc.).
- Explorar conceitos e fenômenos associados à termodinâmica (calor; temperatura; sensação térmica; materiais condutores e isolantes; propagação, reflexão e absorção de ondas eletromagnéticas/ infravermelhas).
- Investigar possibilidades de energias sustentáveis com aplicações tecnológicas simples e baratas para executar tarefas do dia a dia.Utilizar tecnologias digitais para estudar e controlar características do cozimento com fornos solares.
Descrição
O professor irá propor a investigação e avaliação da produção e uso de fornos que utilizam o sol como fonte de energia térmica como alternativas tecnológicas mais sustentáveis, além de serem de baixo custo. Também é possível discutir aspectos socioeconômicos das comunidades em que os estudantes vivem, levantando uma discussão a partir de dados científicos coletados junto aos moradores (famílias, comerciantes, trabalhadores estudantes, etc.). Destacamos que um projeto como este tem grande potencial de estimular comportamentos e atitudes empreendedoras como identificar problemas, propor e implementar soluções adequadas/viáveis aos problemas identificados.
O professor irá propor a investigação e avaliação da produção e uso de fornos que utilizam o sol como fonte de energia térmica como alternativas tecnológicas mais sustentáveis, além de serem de baixo custo. Também é possível discutir aspectos socioeconômicos das comunidades em que os estudantes vivem, levantando uma discussão a partir de dados científicos coletados junto aos moradores (famílias, comerciantes, trabalhadores estudantes, etc.). Destacamos que um projeto como este tem grande potencial de estimular comportamentos e atitudes empreendedoras como identificar problemas, propor e implementar soluções adequadas/viáveis aos problemas identificados.
ESTRUTURA RESUMIDA
Etapa I - Planejamento do Projeto Forno Solar (90 minutos)
Etapa I - Planejamento do Projeto Forno Solar (90 minutos)
- Sensibilização inicial sobre formas cozimento.
- Pesquisa sobre fontes de energia utilizada para o cozimento de alimentos.
- Planejamento de pesquisa com público-alvo selecionado.
- Pesquisa sobre funcionamento e construção de fornos solares.
- Finalizar pesquisa sobre funcionamento e construção de fornos solares.
- Elaborar desenho esquemático de protótipo (em papel ou software 3D).
- Listar recursos necessários para confecção dos protótipos.
- Introduzir tecnologia Arduino para aprimorar projeto.
- Confeccionar protótipo de forno solar.
- Implementar tecnologia Arduino no forno.
- Realizar testes iniciais.
- Testar protótipo de forno solar.
- Coletar dados para análise da eficiência e eficácia.
- Pré-analisar e registrar os resultados.
- Avaliar testes e dados coletados.
- Produzir e organizar relatório* do projeto (textos, desenhos, vídeos, fotos, entre outros).
- Planejar ações futuras (propor/organizar workshop, planejar novos testes, entre outros).
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