Construa um objeto voador (do tipo avião) que, de forma autônoma, fique no ar pelo maior tempo possível e/ou que percorra a maior distância possível, sem interferência direta humana, a menos que seja condição fundamental para dar início ao seu funcionamento.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento da criatividade, colaboração, resolução de problemas e negociação.
- Possibilitar a exploração de conceitos científicos associados ao movimento vertical e aerodinâmica.
- Desenvolver a atitude científica (observar; descrever; comparar; formular perguntas, hipóteses e previsões; planejar experimentos; analisar resultados; construir modelos explicativos; interpretar e usar informações científicas; argumentar com evidências; produzir textos no contexto das ciências).
Áreas relacionadas
Ciências, Matemática e Artes/Design
Sugestão de materiais e ferramentas
Sugestão de materiais e ferramentas
Papel, cartolina, papel seda, cola branca/bastão, palitos de churrasco, palitos para algodão doce (40 cm), bambu, linha 10, tesoura, fita adesiva, entre outros.
Para ir além...
Para ir além...
A aerodinâmica de um avião, bem como a de um avião de papel, depende de interações entre o vento e o formato do avião, especialmente sobre o formato de suas asas.
Imagem: Stuart e Dahmen (2006).
Sugestões para o trabalho
Organizar os estudantes em grupos com 2, 3 ou 4 participantes. Apresente o desafio e forneça as regras: o avião deverá, voar pelo maior tempo possível e/ou percorrer a maior distância possível. Por exemplo, faça um primeiro teste com o avião e utilize o resultado em termos de tempo de voo e distância percorrida como um desafio a ser superado (não esqueça de guardar os diferentes aviões produzidos e as marcas atingidas). Não induza a construção do avião, sob pena de estragar a criatividade e a oportunidade de os estudantes aprenderem com os erros. Incentive-os a pesquisar diferentes modelos na internet, questione sobre as formas que estão construindo para que os faça pensar no que fazem e sobre por que fazem daquele jeito. Mas não indique caminhos, a menos que seja absolutamente necessário para o avanço do projeto ou para segurança dos participantes.
Referências
STUART, N. DAHMEN, S. R. A Física do Voo na Sala de Aula. Física na escola. Vol. 7, n. 2 (out. 2006), p. 36-42. Disponível em:
<http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/v13a07>. Acesso em: mar. de 2019.
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