segunda-feira, 8 de abril de 2019

#3 Desafio Maker - OBJETOS VOADORES II

Construa um objeto voador (do tipo pipa) que utilize a menor quantidade de recursos (materiais diferentes) e que seja funcional, ou seja, que levante vôo. Será que conseguem?



Objetivos
  • Promover o desenvolvimento da criatividade, colaboração, resolução de problemas e negociação.
  • Possibilitar a exploração de conceitos científicos associados à geometria, ao movimento vertical e aerodinâmica.
  • Desenvolver a atitude científica (observar; descrever; comparar; formular perguntas, hipóteses e previsões; planejar experimentos; analisar resultados; construir modelos explicativos; interpretar e usar informações científicas; argumentar com evidências; produzir textos no contexto das ciências).

Áreas relacionadas
Ciências, Matemática e Artes/Design

Sugestão de materiais e ferramentas
Papel, cartolina, papel seda, cola branca/bastão, palitos de churrasco, palitos para algodão doce (40 cm), pedaços de bambu (> 50 cm), linha 10, tesoura, fita adesiva, sacos plásticos,  entre outros.

Para ir além...
A aerodinâmica de uma pipa pode ser entendida em termos de forças, em que a interação entre o formato e inclinação dela, em relação ao vento, gera forças resultantes chamadas de sustentação (lift - vertical para cima), arrasto (drag - contrária ao sentido do movimento), peso ou força da gravidade (gravity - vertical para baixo) e tração ou empuxo (thrust - produzida pelas turbinas no sentido do movimento -  no caso de um avião de papel essa força não existe), e a tensão (tension - força exercida pelo fio e serve para manter as demais forças em equilíbrio). Resumidamente, enquanto a força de sustentação for maior que a força peso, a pipa permanecerá em voo.
 
 Imagem: Huslander (2012).

Sugestões para o trabalho
Organizar os estudantes em grupos com 2, 3 ou 4 participantes. Apresente o desafio e forneça as regras: construir uma pipa capaz de voar. Os estudantes podem pesquisar diferentes maneiras de construir pipas, mas devem negociar com o grupo e com o instrutor para confeccionar ou modelo selecionado. Não induza a construção da pipa, sob pena de estragar a criatividade e a oportunidade de os estudantes aprenderem com os erros. Incentive-os a pesquisar diferentes modelos na internet, questione sobre as formas que estão construindo para que eles pensem por que fazem daquele jeito. Não indique caminhos, a menos que seja absolutamente necessário para o avanço do projeto ou para segurança dos participantes. Durante o período eles devem poder testar o modelo confeccionado e realizar ajustes caso necessário.

Referências

STUART, N. DAHMEN, S. R. A Física do Voo na Sala de Aula. Física na escola. Vol. 7, n. 2 (out. 2006), p. 36-42. Disponível em:
<http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/v13a07>. Acesso em: mar. de 2019.

HUSLANDER, M. How Kites Fly. Smithsonian: National Air and Space Museum. 2012
Disponível em: <https://airandspace.si.edu/stories/editorial/how-kites-fly> Acesso em: 8/04/2019.

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